Deserto do Saara (África), Patagônia argentina, Lençóis Maranhenses e Deserto do Jalapão, em Tocantins. O que estes lugares têm em comum? Belas paisagens e locais de difícil acesso, até mesmo para uma motocicleta.
Não é fácil pilotar nas dunas, muito menos nos rípios da Ruta 40, na patagônia argentina. Isso sem falar no clima quente do verão nos trópicos e na vegetação rasteira. Para encarar as diversidades só com motos desenvolvidas para resistirem bravamente aos trancos e solavancos dos terrenos acidentados. Assim, INFOMOTO pesquisou modelos acima de 700 cm³ de capacidade cúbica, entre veteranas e novatas, que são objetos de desejo dos moto-aventureiros espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Relacionamos 10 big-trails, entre modelos europeus e japoneses, que seriam capazes de enfrentar qualquer tipo de desafio. Da confiável BMW R 1200 GS passando pela versátil Honda XL 700V Transalp. Da aguardada Yamaha Super Ténéré XT1200Z, que desembarca este mês no Brasil, até a recém-lançada Triumph Tiger 800. Isso sem falar na KTM 990 Adventure Dakar, que nasceu com o DNA vencedor dos modelos de rali. Confiras as motos feitas para desbravar o mundo.
1- Honda Transalp XL700V Apresentada “extra oficialmente” no Salão do Automóvel de 2010, a topa tudo Honda XL 700V Transalp deve ser um dos grandes lançamentos da marca nipônica para 2011 ainda no primeiro semestre. Veterana no mercado europeu, a Transalp 700 traz motor bicilíndrico em “V” de 680,2 cm³ de capacidade, refrigerado à água e com sistema de injeção PGM-FI. Gera 60 cv a 7 750 rpm e 6,12 kgf.m a 5 500 rpm. Versátil e pronta para encarar qualquer desafio, seja asfalto ou terra, a Transalp é o sonho de qualquer motociclista aventureiro que procura mais opções no segmento, além da Yamaha XT 660R e da BMW G 650 GS. Com tanque de combustível de 17,5 litros e para-brisa, a Transalp tem uma proposta mais aventureira que a própria XL 1000V Varadero, que deixou de ser comercializada no Brasil.
2- Yamaha Super Ténéré XT1200Z A lendária big-trail japonesa renasceu em 2010 e acaba de desembarcar no Brasil. Em função do seu porte e tradição aventureira, muitos motociclistas brasileiros vão querer provar as qualidades da nova Yamaha. Com tanque de 23 litros e ciclística reforçada, a Super Ténéré está equipada com um motor de dois cilindros paralelos e 1.200 cm³ de capacidade cúbica e torque à vontade. O motor entrega 110 cv de potência máxima e 11,6 kgf.m de torque. Detalhe: a Ténéré 1200 conta com transmissão final por eixo-cardã e muita eletrônica embarcada como, por exemplo, acelerador eletrônico, controle de tração, freios ABS e dois mapas de gerenciamento: Sport e Touring. Além disso, a nova Super Ténéré XT1200Z oferece muito conforto e proteção para piloto e garupa. Preço sugerido: R$ 59.800,00
3- Suzuki DL 1000 V-Strom Como o próprio nome sugere, a big-trail japonesa conta com motor de dois cilindros em “V” de 996 cm³. Com respostas rápidas e bastante progressivas, o propulsor gera 98 cv de potência máxima. Robusta e com visual arrojado, a aventureira da Suzuki traz quadro tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, suspensões telescópicas de longo curso na dianteira e um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança traseira. O sistema de freios é formado por disco em ambas as rodas (duplo na dianteira). As rodas de liga leve são calçadas com pneus de uso misto. O quesito conforto é garantido pela postura ereta do piloto, pelo para-brisa alto e também pelo banco largo e macio. A big trail da Suzuki não faz parte do line-up da JToledo no Brasil. No exterior, as vendas seguem com a versão SE Touring.
4- Moto Guzzi Stelvio 1200 4V NTX Lançada no último Salão de Motos de Milão (Eicma 2010), a Stelvio NTX traz a nova versão do tradicional motor de dois cilindros em “V”, posicionado transversalmente, uma marca registrada da Guzzi, além de um grande pacote de acessórios para viagem. O propulsor de 1.152 cm³ de capacidade gera 105 cv a 7.250 de potência máxima e 11 kgf.m a 5.800 de torque máximo. A moto traz agora uma série de acessórios, entre eles, faróis de neblina, protetores de cárter e motor, além de malas rígidas. Para proporcionar uma boa autonomia, o tanque tem capacidade para 18 litros de combustível. Preço a partir de 13.590 Euros.
5- Triumph Tiger 1050 Com mais de 100 anos de tradição, a marca inglesa Triumph também tem sua representante: a Tiger 1050. Versatilidade e alto grau de conforto em longas viagens são os pontos fortes deste modelo, que traz em seu design linhas mais angulosas, bolha que oferece mais proteção ao piloto, além de malas rígidas. Outro ponto positivo é seu motor de três cilindros, que gera 115 cv de potência máxima. Para completar, esta súdita da rainha da Inglaterra conta com sistema de freios ABS da grife Brembo, rodas de liga leve e pneus de perfil mais esportivo. Infelizmente, o modelo não está sendo vendido no Brasil no momento. Preço: cerca de 12.000 Euros.
6- Ducati Multistrada 1200 Outra big-trail que pode ajudar sua viagem até a Patagônia a sair do papel. A Ducati Multistrada 1200 foi apresentada oficialmente no Salão de Motos de Milão (Eicma 2009) e já está sendo comercializada no País. Além de um potente motor “V2” de 1200 cm³, a big-trail italiana traz ajuste eletrônico de suspensão, controle de tração e freios ABS. Sem falar em um moderno sistema de modos de pilotagem que faz dessa Multistrada uma moto 4 em 1. Pelo sucesso que tem feito na Europa, essa italiana deve conquistar também muitos motociclistas brasileiros. Preço a partir de R$ 62.900,00.
7- BMW F 800 GS Irmã do meio da família das aventureiras da BMW, a F 800 GS foi lançada em 2007. Equipada com um motor de dois cilindros paralelos e 800 cc, a "mini GS" desembarcou no Brasil no final de 2008. Para criar sua aventureira de média cilindrada, a BMW colocou em prática sua arte de desenvolver vários modelos a partir da mesma base mecânica. O motor de dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e 798 cm³ de capacidade estreou na esportiva F 800 S em 2006. O propulsor produz 85 cv a 7.500 rpm de potência máxima e 8,47 kgf.m a 5.750 rpm de torque máximo. Com a proposta de ser uma aventureira para encarar qualquer caminho, a BMW dotou a F 800 GS de uma ciclística apropriada a esta missão. O quadro de aço e seção tubular oferece bastante estabilidade, seja em altas velocidades na estrada ou encarando um esburacado morro de terra. Preço, a partir de R$ 52.900,00
8- Triumph Tiger 800 Entre desenhos, vídeos com imagens desfocadas, apresentação oficial e muitos elogios da imprensa especializada, finalmente a Tiger 800 chegou às concessionárias européias. A irmã mais nova da Tiger 1050, a moto oferece design arrojado e o tradicional motor de três cilindros em linha, capaz de gerar 95 cv de potência máxima. A Tiger 800 é vendida em duas versões: standard e XC, com preços a partir de 9.000 Euros. O modelo básico conta com rodas de alumínio e pneus de perfil mais estradeiro. Mais aventureira, a XC traz rodas raiadas e opção de pneus com cravos para a prática do off-road. Mas as diferenças entre elas não param por ai. No modelo standard, a roda dianteira tem 19 polegadas e usa pneu 110/80 ZR; enquanto a versão topo de linha utiliza roda de 21 polegadas na frente calçada com pneu 90/90 ZR 21. Na traseira, rodas de 17 polegadas, com pneus na medida 150/70 em ambas.
9- KTM 990 Adventure DakarNos últimos 10 anos a KTM dominou o Rally Dakar, a prova off-road mais difícil do mundo. Para registrar esta história de sucesso, a marca austríaca lançou a nova 990 Adventure Dakar. A moto tem visual diferenciado e mais potência. Vestida de laranja e azul, a KTM 990 Dakar transmite resistência e alta performance. O motor, bicilíndrico em “V”, de 999 cm³, gera 113 cv de potência máxima e 10 kgf.m de toque máximo. Ou seja, com tanta força a moto é quase um “trator” sobre duas rodas. Para deixar a moto fácil de pilotar, a KTM usou neste projeto quadro em treliça de aço e subquadro em alumínio. Com peso (a seco) de 209,5 kg, a Adventure Dakar tem tanque de combustível com capacidade para 19,5 litros. Preço sugerido: R$ 59.900,00.
10- BMW R 1200 GS AdventureÍcone entre as motos aventureiras, a BMW R 1200 GS impressiona por seu porte avantajado, conforto e tecnologia embarcada. Com autonomia de mais de 500 km, já que o tanque da GS Adventure tem capacidade para 33 litros de combustível. Dá para ir “numa tacada só” de São Paulo ao Rio de Janeiro. No quesito tecnologia, a moto bávara traz controle de tração, que evita derrapagens em superfícies escorregadias, e ajuste eletrônico do conjunto de suspensão. Outro destaque é o sistema RDC, que monitora a pressão dos pneus. Para completar o pacote tecnológico, freios ABS e computador de bordo. A R 1200 GS Adventure conta ainda com faróis auxiliares, protetor de motor e malas de alumínio. O motor é o tradicional Boxer, bicilíndrico de 1.170 cm³ e 110 cv de potência máxima. Preço sugerido: a partir de R$ 84.900,00.
Minha Opinião: Com certeza as 10 melhores moto big-traill do mundo, no meu entender faltou a XT660, uma moto para os meros mortais que não podem comprar uma destas super motos.
Ta faltando uma XT ai. Já que não são só motos Brasileiras, cairia melhor a Tenere 660
ResponderExcluir