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sábado, 7 de julho de 2012

Honda anuncia a VFR 1200X Crosstourer para o Brasil




Quando foi apresentado como apenas um protótipo Crosstourer no Salão de Milão em 2010, o modelo já chamou atenção do público por suas características e vocação estradeira. A Honda traz agora para o mercado nacional a VFR 1200X Crosstourer, que passa a ser comercializada como modelo importado nas suas concessionárias a partir de outubro deste ano.


Representante da categoria “Big On Off Touring”, é ideal para quem busca uma motocicleta para uso misto ou trajetos de longa distância com grande desempenho e segurança.


Entre os seus principais atributos está o moderno motor V4 de 1.236,7 cm3 que desenvolve potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm, e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm. Além disso, recebe a tecnologia UNICAM, que utiliza apenas um comando de válvula por cabeçote, ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancis roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor. 


Outro grande diferencial é o sistema de transmissão eletrônica de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), oferecendo condução por controle manual ou totalmente automático. Sua configuração utiliza embreagens independentes para mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e outra para mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª). Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente. Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas. 


Para atender às necessidades do motociclista em qualquer condição e situação, a transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.


No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. O condutor pode escolher entre o modo "D" (maior economia) ou o modo "S" (maior esportividade).


Já no modo manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos "+" e "–". Em todos os modos de funcionamento, o sistema de transmissão de dupla embreagem oferece mudanças rápidas e suaves, com aceleração ininterrupta, uma vez que a força motriz é contínua.


Na parte frontal o destaque está no conjunto para-brisa e o óptico com faróis sobrepostos. Outro ponto de destaque são os piscas. Equipados com LED. 


O modelo é equipado com para-brisa regulável, que pode ser ajustado na posição adequada para melhor proteção contra o vento. Outro destaque do modelo são os protetores de mãos, reguláveis em três posições.  Inspirados nas motocicletas de competição off-road. 


O painel de instrumentos combina tecnologia, sofisticação e funcionalidade. Posicionado na linha de visão do piloto, o velocímetro é totalmente digital em tela de LCD. Dos lados estão os indicadores de combustível e da temperatura do motor. O painel conta ainda com informações sobre rotação do motor, hodômetro, consumo de combustível (instantâneo e médio), relógio e utilização do sistema de dupla embreagem.


A posição de pilotagem foi desenvolvida tanto para as cidades quanto para terrenos irregulares, o assento de 850 mm de altura garante o conforto do motociclista.  


As principais dimensões, comprimento x largura x altura, são respectivamente de 2.284 x 916 x 1.335 mm, com distância entre os eixos de 1.596 mm.


A suspensão dianteira é com garfo telescópico de 165 mm de curso, e oferece controle, direção precisa e estável. A traseira é tipo Pro-Link com 146 mm de curso, e garante um comportamento eficaz e confiável nos mais variados tipos de terreno. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira contam com regulagem de pré-carga.


Equipada com um conjunto de freios encontrados nos modelos superesportivos, a VFR 1200X Crosstourer dispõe de disco duplo de 310 mm na dianteira, e na traseira, disco simples de 276 mm. Combinado com o moderno sistema Combined ABS (C-ABS), o conjunto garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, e contribui para a pilotagem dentro de grandes centros urbanos ou estradas.


Além disso, a motocicleta recebe o sistema de controle de tração (TCS). A tecnologia aplicada permite monitorar a velocidade da roda traseira e, ao pilotar em situações adversas ou quando houver uma frenagem brusca, evita a perda do controle da moto. Se o sistema detectar que a roda está “patinando”, a potência do motor é reduzida, mas mantendo a tração. Em determinadas condições, o condutor pode desativar a tecnologia.


Para reforçar ainda mais o estilo aventureiro, a VFR 1200X Crosstourer é equipada com rodas raiadas de 19’’ na frente, e 17’’ na traseira, além de pneus de uso misto sem câmera, graças à fixação dos raios ao aro pelas bordas. Na dianteira, tem configuração de 110/80. E na traseira utiliza pneu 150/70.


Disponível nas cores branca perolizada e vermelha metálica, o modelo estará na rede de concessionárias Honda na versão DCT. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.










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