Capa

Capa
Este blog é para todos nós que amamos o verdadeiro sentido das palavras Motociclismo e Irmandade.

Moto agente compra, o espírito de motociclista NÃO!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Beleza, história, aventura de um dos municípios mais antigos do RN


Acari

Localizado na região Seridó do Rio Grande do Norte, o município de Acari se destaca por ser o mais limpo do Brasil e um dos mais antigos do Estado. A região antigamente habitada pelos índios Cariris teve sua povoação iniciada no século XVIII e abriga um importante acervo religioso. Seu nome tem origem em um tipo de peixe com escamas ásperas e carne branca, comum no rio Acauã, que banha parte da região. Sua beleza natural reúne imensas serras e grandes reservatórios de água.

O município foi fundado na condição de povoado com a expansão das fazendas de gado ao longo dos rios da região, com destaque para o fundador, o Sargento - Mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco. Em 1737, foi fundada na região a capela de Nossa Senhora da Guia. Esta tornou-se matriz com a criação da paróquia do Acari em 13 de março de 1835 e posteriormente dedicada a Nossa Senhora do Rosário ao ser fundada a nova Matriz no alto da colina em 1863. Em abril de 1835, Acari desmembrou-se de Caicó e passou para condição de município. Possui atualmente cerca de 11.209 habitantes, de acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000.

Acari oferece belas paisagens e uma natureza privilegiada. A Serra do Bico da Arara, com seus 654 metros, abriga em suas grutas, de março a setembro, aves migratórias vindas da África. O Açude Gargalheiras, situado na bacia do Rio Acauã a 04 quilômetros da sede do município, possui 40 milhões de metros cúbicos d’água, entre rochas e serras, é um espetáculo de rara beleza, principalmente no inverno, quando forma uma enorme cachoeira. Para aqueles que gostam de esportes radicais e de contato direto com a natureza é um “prato cheio” de aventura e beleza.

Outros pontos turísticos como as serras do Pai Pedro e da Lagoa Seca, também fazem parte do roteiro, assim como as formações rochosas naturais que brincam com a imaginação do visitante, como as pedras da Santa, do Avião e do Sapateiro. Além de inúmeras surpresas, Acari ainda oferece um artesanato rico e uma culinária típica tornando a viagem inesquecível.
Este ano o V Acari Moto Fest será realizado em parceria com o Festival do Pescado evento gastronômico regional também realizado anualmente e que com certeza irá engrandecer mais ainda com a participação no V Acari Moto Fest sendo mais uma opção para o motociclista que vem prestigiar este grande evento moto ciclístico.
O Museu do Sertanejo, localizado no antigo prédio da cadeia e Paço da intendência. Construído em 1887 para abrigar a força pública a cadeia e a intendência de Acari, o prédio de estilo neoclássico, também foi palco de bailes românticos e das primeiras sessões de cinema de Acari.


Lennon – Motociclista Consciente em 16/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário