Este blog é para todos nós que amamos o verdadeiro sentido das palavras Motociclismo e Irmandade.

Moto agente compra, o espírito de motociclista NÃO!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uso de Equipamentos de Segurança

    
A paixão pelo motociclismo desperta além de prazer, muitas outras sensações, tais como emoção, liberdade, sonhos e vaidade. Vaidade está que suplanta por muitas vezes a razão, originando atos e valores acima das boas práticas e requisitos à segurança.

A prática do motociclismo seguro requer atenção e dedicação de todos nós. Avaliar valores e procedimentos torna-se imprescindível, pois nós, falíveis e frágeis seres humanos, estamos sujeitos aos acidentes mais comuns e inimagináveis, onde a dinâmica do equilíbrio e resistência, ao ser colocada a prova, torna-se um jogo desigual entre a vida e a morte.

Nenhum motociclista está isento de um acidente, pois condições adversas de pilotagem, técnica inadequada, falha de condução, desatenção, não cumprimento de regulamentações, problemas de ruas e estradas, condições de saúde e certos exageros, podem por fim, e de forma trágica, a emocionante carreira de motociclista e possíveis usuários de vias públicas.

O motociclista enfrenta, no caso de acidentes, dois principais problemas: a abrasão e o impacto. Assim os equipamentos de segurança devem unir tributos que minimizem os efeitos da ação de ambos. Para oferecer resistência à abrasão o equipamento deve ter em sua construção externa materiais que suportem o contato contínuo com o solo.

Os equipamentos Off Road têm este problema minimizado, já que o atrito oferecido pela terra é menor do que o asfalto. Já os equipamentos On Road devem apresentar maior atenção em relação a este item, já que os problemas da abrasão do asfalto associados às altas velocidades oferecem grandes riscos ao motociclista.

A proteção contra impacto ocorre de duas principais formas. Existem, portanto, as proteções rígidas e as proteções flexíveis. A proteção rígida tem como função distribuir a energia do impacto por toda a sua área de abrangência. Já a proteção flexível tem a função de absorver a energia do impacto através de sua deformação. As proteções de maior eficiência são aquelas que unem as qualidades das proteções rígidas e flexíveis seja através da união de ambas ou utilização de materiais com características Intermediárias.

Através destas avaliações, proponho que antes da aquisição de roupas onde critérios de preço e modismo, sejam fatores predominantes para escolha de sua proteção, avalie tecnologia de materiais, aplicações, resultados obtidos e principalmente saúde e bem estar para uma longa e saudável vida, afinal, se não nos cuidarmos, ficamos ao acaso e da sorte, pense nisto, invista em você e na sua longa carreira para prática do motociclismo. É necessário termos interesse e conhecimento sobre segurança, investirmos não só nestas maravilhosas motocicletas, mas em nós usuários.

Particularmente tenho elogios e agradecimentos a Alpinestars, pela proteção e segurança que tem me proporcionado ao longo destes maravilhosos anos na prática ao motociclismo seguro.

É isto aí, nos vemos pelas estradas.

Oswaldo F. Jr é consultor de pilotagem, segurança e resistência da Omno (www.omnoweb.com.br). Fez diversos cursos nacionais e internacionais. Para ele, moto e estrada é uma combinação mais que perfeita.

Olá Companheiros, informo que se Deus permitir estarei chegando ao Brasil na próxima segunda feira e irei estar presente nos seguinte eventos motociclisticos : I Moto Serra – Lagoa Nova- RN , Aniversário dos Faraós – Currais Novos – RN, Águia Motorcycle VII – Caruaru - PE.

Espero poder rever todos os irmãos, grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário