Capa

Capa
Este blog é para todos nós que amamos o verdadeiro sentido das palavras Motociclismo e Irmandade.

Moto agente compra, o espírito de motociclista NÃO!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como se manter energizado em longas viagens de moto...

Durante uma longa viagem de motocicleta, após alguns dias rodando sob forte calor ou frio, com vento batendo e em estradas às vezes complicadas precisamos nos manter energizados, preferencialmente SEM tomar energéticos.


Para aguentar o tranco dos trechos mais difíceis, das rotinas desafiadoras, a maioria dos motociclistas investe no café e na pura determinação.
Até chegar a um hotel, estuporado.
Nas longas viagens, pilotando por mais tempo, a falta de energia se tornou um problema comum entre nós motociclistas.
Se durante o trajeto seu ânimo diminuir, aprenda uma série de estratégias que podem lhe ajudar a seguir viagem a todo vapor. Na parte da manhã os hormônios cortisol e testosterona estão no seu pico e nos ajudam a seguir adiante. 

Não atrase sua partida pela manhã

É tentador durante uma longa viagem, após alguns dias nas estradas resolver “sair mais tarde” do hotel. Se vc acordar e não levantar, vai cair no sono novamente, vai interromper o ciclo hormonal, e vai ser mais difícil seguir adiante. É melhor ajustar o alarme para quinze minutos mais adiante, e colocar o despertador do outro lado do quarto, um truque simples para se obrigar a levantar.

Deixe a luz entrar

Natural ou artificial, a luz ajuda a aperfeiçoar o processo de despertar do corpo. Abra as cortinas ou acenda as luzes.

Comece devagar

Saltar da cama direto para a estrada eu nunca recomendo. Deixe as roupas separadas no dia anterior, programe seu café da manhã e procure sair do hotel o mais breve possível, mesmo que para dar um passeio pela cidade ou região, mas saia do hotel.

Mexa-se

Recomendo uma pequena série de alongamentos logo ao levantar, eles colocarão em ordem seus músculos cansados da viagem de moto do dia anterior e darão muito mais disposição para o trajeto do dia. Se estiver frio ou chovendo, mais uma razão para fazer os alongamentos.

Coma mais no desjejum

O café da manhã é importante. Se você come apenas um pão e um café, vai obter um estimulante rápido da cafeína e energia rápida dos carboidratos, mas esta é uma receita que também pode dar errado rápido. Experimente uma mistura de carboidratos não refinados (para lhe dar energia), além de proteínas e gorduras saudáveis (que levam mais tempo para digerir, mantendo um nível estável de energia). Por exemplo, ovos mexidos com uma torta de farinha integral, ou aveia com nozes.

Pilote racionalmente, equilibrado

Não se “grude” na moto – o corpo precisa de movimentos ocasionais para manter o oxigênio circulando. Procure esticar as pernas, mexer os pés, esticar os braços e mexer os punhos. Olhe rapidamente para os lados virando bem o pescoço, estará alongando a cervical. Levante e abaixe a cabeça por alguns poucos segundos, sentirá um grande alívio e ficará mais relaxado e disposto.

Energia

Se você se sente sem energia entre as 14h e 16h, então é oficial: você é humano.
O pico hormonal da manhã está acabando, e muitos motociclistas, depois do almoço, sentem-se sonolentos durante o resto da tarde, causas comuns de uma baixa no ânimo. Mantenha o ânimo durante a tarde, fazendo apenas um lanche, deixe para fazer uma boa refeição depois de chegada ao destino do dia. Comer de forma estratégica e um pouco de movimento vão te ajudar.

Complexo-B

Considere a adição do complexo-B para um ânimo extra. As vitaminas dão um impulso à energia, assim como o café ou refrigerante. Mas você a noite precisa comer bem e de forma balanceada.

Não tema os carboidratos

Salada verde com frango é ótimo, mas nada de carboidratos significa nada de energia.
No dia seguinte, com o calor, o frio o stress das estradas vai fazer falta, com certeza. Coma também um pedaço de fruta, ou então acrescente feijão preto para ter carboidratos e proteína. Evite alimentos muito ricos em gordura, para não sofrer a soneira que vem depois de um almoço ou lanche muito gordo. Um almoço cheio de gordura significa sangue mais denso e com menos oxigênio.
Um pouco de proteínas e fibras ajudam o acréscimo de açúcar no sangue a durar um pouco mais. Experimente a mistura de nozes, cereais ricos em fibras, sementes de linhaça, coco e pedaços de chocolate amargo – tudo isso pode ser levado numa pequena embalagem e vai ter um resultado extraordinário em sua disposição de pilotagem da motocicleta.

Caminhe um pouco – não custa nada

Você parou, abasteceu, conversou, agora caminhe um pouco, não precisa ir longe, dê umas voltas no posto de abastecimento ou diante da lanchonete; faça movimentos circulares com os braços e movimentos circulares com os calcanhares que vão ajudar a circulação. A luz do sol aumenta o nível de vitamina D, que em quantias apropriadas, ajuda a manter os níveis de energia. Acredito que a vitamina D ajude a regular o metabolismo e a secreção de insulina, ambos fatores que terão impacto na sua energia.

Vença o cansaço do fim do dia

Você está no fim da reserva de hormônios energizantes... ao mesmo tempo, a melatonina, que regula o sono, começa a aumentar. Mas você ainda tem um bom trecho de pilotagem até o próximo destino - mantenha o ritmo sem se sobrecarregar.
Um ritual de transição entre a pilotagem nas estradas e a chegada ao hotel, ajuda a focar a energia e aproveitar o início da noite. Uma idéia, por exemplo, é projetar chegar à próxima cidade ainda de dia e poder caminhar antes do jantar, a gente curte um pouco a cidade e o corpo já estará mais relaxado durante o jantar.

Vinho e cerveja

Nas horas que precedem o sono, é melhor evitar o álcool – ele causa um sono agitado, que resulta em menos energia e foco no dia seguinte. Se for beber não deite em seguida, certamente seu corpo sentirá no dia seguinte na estrada.

Fome noturna

Normalmente, ela significa que você está sonolento, não com fome. Você está mantendo o cérebro acordado por muito tempo e ele precisa de glicose para continuar funcionando.


Um comentário: